quinta-feira, 2 de março de 2023

Blog do Roberto Moraes: O ciclo de desemprego nas Big Techs: tecnologia, p...

Blog do Roberto Moraes: O ciclo de desemprego nas Big Techs: tecnologia, p...


Ao dono do capital (investidores, donos dos dinheiros) e destas empresas-plataformas interessa a extração e captura do maior valor possível de todo esse trabalho desenvolvido pelo humano (trabalhador), que nos faz relembrar da existência permanente das classes sociais, dividida entre os proprietários e os trabalhadores.

Isso na essência não se transformou, a despeito do uso que todos fazemos da tecnologia como Infraestrutura transversal que atravessa as várias dimensões da vida em sociedade, assim como da economia e da política, como partes do regime que nos aprisiona.


Referências:

[1] Forbes em 23 jan. 2023. Quase 60 mil demitidos pelas bigs techs e os cortes continuam. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/01/demissoes-pelas-bigs-techs-e-os-cortes-continuam/  

[2] ARRIGHI, G. A ilusão do desenvolvimento. Petrópolis, Editora Vozes, 1997.

[3] Pessanha, Roberto Moraes. Inovação, financeirização e startups como instrumentos e etapas do capitalismo de plataformas. In: GOMES, M.T.S., TUNES, R. H. OLIVEIRA, F.G. Geografia da Inovação: território, redes e finanças. Consequência. Rio de Janeiro. 2020. P.433-468.

[4] MACIEL, Fabrício (org.) Ficção meritocrática: executivos brasileiros e o novo capitalismo. Eduenf. Campos dos Goytacazes. 2022.

[5] GROHMAN, Rafael. Plataformização do Trabalho: características e alternativas. In: ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. BoiTempo. São Paulo. 2020.




Ao contrário do que muitos pensam, a redução expressiva de funcionários das Big Techs que deve superar uma centena de milhares em todo o mun...

Nenhum comentário: